A educação baiana ganhou destaque durante a Viva Technology 2026 (VivaTech), realizada entre os dias 17 e 20 de junho, em Paris. Os estudantes Cauan Eduardo Rodrigues Rabelo e Letícia Mattos Santana, do Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Gestão do Nordeste Baiano (CEEP) Pedro Ribeiro Pessoa, no município de Catu, representaram o Estado e o Brasil no evento, que reúne referências em tecnologia, empreendedorismo, inovação e transformação digital.
Acompanhada pelo professor orientador Deivison Trindade dos Santos, a delegação foi contemplada pelo Edital Da Bahia para o Mundo. A iniciativa da Secretaria da Educação da Bahia (SEC) financia passagens, diárias e inscrições para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional.
Durante o evento, a equipe apresentou o projeto "App R&S 360: recrutamento inteligente por competências", desenvolvido pelo Clube de Ciências Professora Ilza Maria. Os estudantes também acompanharam demonstrações sobre inteligência artificial, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico. Além da aquisição de conhecimento, os jovens compartilharam experiências sobre as iniciativas da Educação Profissional Pública do Brasil com os demais participantes.
Intercâmbio
A experiência na França reforçou o papel da pesquisa científica como ferramenta de desenvolvimento social e de criação de oportunidades na rede pública de ensino. O contato com diferentes culturas, idiomas e modelos de inovação contribuiu para ampliar a visão de mundo dos participantes e fortalecer competências para a atuação profissional.
Para a estudante Letícia Mattos, do 3º ano técnico em Administração, a participação na VivaTech representou uma conquista acadêmica. "Tivemos contato com tecnologias que conhecíamos apenas pela internet e dialogamos com pessoas de diversos países. Isso demonstra os resultados da educação pública. O Clube de Ciências Professora Ilza Maria foi a base para que eu começasse a desenvolver minhas habilidades em pesquisa", afirmou.
Cauan Eduardo Rodrigues Rabelo, do 3º ano técnico em Logística, destacou a troca de conhecimentos proporcionada pelo evento. "Foi uma oportunidade para conhecer novas ideias e observar como a inovação é desenvolvida internacionalmente. Voltamos ao Brasil com uma visão ampliada sobre tecnologia, empreendedorismo e o nosso papel na pesquisa", explicou.
O professor Deivison avalia que o principal legado da participação no encontro foram as conexões estabelecidas, ao longo da feira. "O foco dessa experiência é a inserção dos nossos estudantes em um ambiente global de inovação. O contato com empresas, pesquisadores e empreendedores amplia horizontes e consolida a formação técnica da juventude."
Além da agenda na França, a equipe de Catu contabiliza outra apresentação internacional, este ano. Em maio, os representantes estiveram no Otavalo Science Hub, no Equador, onde conquistaram o primeiro lugar na categoria Impacto Social e Empreendedorismo. O próximo desafio dos estudantes está previsto para outubro, no Chile.
Fonte: Ascom/SEC
Sensação
Vento
Umidade




