O Projeto Ciência na Mesa conquistou o 3º lugar na 4ª edição do Prêmio Nacional CONFAP, na categoria Desenvolvimento do Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (3), em São Paulo. O prêmio reconhece iniciativas de destaque entre as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de todo o país.
O projeto, desenvolvido pela parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Casa Civil, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), vem sendo executada por meio de três editais, com foco em inovações para a agricultura familiar, incubação de empreendimentos de base tecnológica e soluções para o acesso à água, voltadas ao consumo e produção de alimentos.
"O prêmio reforça que estamos no caminho certo ao investir em inovação com foco nas pessoas e no campo. O Ciência na Mesa é fruto de uma construção coletiva, que alia conhecimento científico às necessidades reais dos nossos territórios, fortalecendo a agricultura familiar e impulsionando soluções transformadoras para o semiárido e outras regiões da Bahia”, celebrou o titular da SDR, Osni Cardoso.
A conquista é resultado de um trabalho iniciado em 2022, com o lançamento do Edital nº 005/2022, que criou os Institutos de Ciência, Inovação e Tecnologia do Estado da Bahia (INCITE).
“O reconhecimento nacional ao Ciência na Mesa reforça a importância de políticas públicas que aproximem a ciência do dia a dia das pessoas e dos territórios. Mais do que promover inovação e inclusão socioprodutiva, o projeto se destaca por colocar no centro da agenda temas fundamentais como a agricultura familiar, a transição agroecológica, a resiliência e a adaptação climática”, afirmou Leonardo Farias, titular da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), vinculada à SDR.
Para além de uma premiação, o reconhecimento evidencia o impacto do Ciência na Mesa na promoção de inovação, inclusão socioprodutiva e no fortalecimento da agricultura familiar nos Territórios de Identidade da Bahia.
Fonte
Ascom/SDR
Sensação
Vento
Umidade