Imagine correr numa montanha acima de 2 mil metros, além de realizar escaladas, tudo em uma mesma prova esportiva. Imaginou? Essa é a rotina de Pablo Gomes, de 22 anos, que vai disputar o Campeonato Mundial Juvenil de Skyrunning, competição da modalidade corrida de aventura. A prova vai acontecer na Itália, entre os dias 1° e 3 de agosto.
Nascido e criado no distrito de Igatu, município de Andaraí, na Chapada Diamantina/Bahia, Pablo é membro da Seleção Brasileira de Skyrunning e medalhista de bronze no Campeonato Brasileiro Juvenil de Skyrunning neste ano – resultado que garantiu sua vaga no mundial. Além disso, ele é campeão baiano. A animação de Pablo para a disputa mundial é grande.
“Minha expectativa está muito boa. É meu primeiro ano no skyrunning e já conquistei grandes resultados. Os treinos estão indo bem. Tenho me resguardado para chegar bem na competição”, afirma. Antes, ele disputava na modalidade trail running, que consiste em correr por trilhas através de montanhas, colinas e riachos. Agora, no skyrunning, a corrida é em montanhas acima de 2 mil metros, com o desafio da inclinação e escalada.
O atleta viaja para São Paulo neste domingo (27), com passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). “A Sudesb foi fundamental nessa viagem. Não sabia como iria até São Paulo. Pensei até em desistir, mas a Sudesb veio e abraçou o projeto”, comenta Pablo.
De São Paulo, Pablo segue voo para Itália, com passagem aérea que já havia adquirido com outras parcerias para o trecho SP-Itália-SP. O retorno da capital paulista à Bahia, dia 6 de agosto, será também com apoio da Sudesb.
Fonte: Ascom/Sudesb
Sensação
Vento
Umidade