O Museu de Arte da Bahia (MAB) encerra a programação da Virada Cultural nos Museus nos dias 7 e 8 de fevereiro com uma agenda especial que soma mais de 30 horas ininterruptas de atividades culturais gratuitas e voltadas para público de todas as idades. A maratona começa no sábado, às 10h, e segue até o domingo, às 18h, ocupando diversos espaços do museu, como a Sala Curta MAB, o auditório, a Galeria 5, áreas expositivas internas e a área externa.
Realizada no fim de semana que antecede o Carnaval, a Virada no MAB aposta no clima de festa e celebração para animar o público. Um dos destaques do sábado (7) é a apresentação do grupo Paroano Sai Milhó, às 15h, na área externa, levando a folia popular para dentro do espaço museológico. No domingo (8), a programação segue com foco no público infantil, com o bailinho especial do grupo VILLAPUMM – Por um mundo melhor, às 14h, reunindo músicas autorais, cirandas, marchinhas e frevos, além de performances interativas.
Ao longo do dia e da madrugada, oficinas criativas ocupam diferentes ambientes do museu, promovendo experiências que integram corpo, arte e imaginação. A programação inclui atividades de recorte e colagem, serigrafia, pintura em cerâmica, dança infantil, biodança, yoga, oficinas sensoriais e práticas artísticas acessíveis. Destaque para a oficina Cerâmica na Rua – Mural Aberto, que começa às 19h do sábado e segue até o encerramento da Virada, ativando a área externa e fortalecendo a relação do museu com a cidade.
Durante toda a Virada Cultural, o público também poderá visitar a Feira MAB, realizada em parceria com o Bazar Rozê e a Feira Vegana Salvador. A feira funciona de forma ininterrupta, reunindo economia criativa, gastronomia e produção independente, estimulando a permanência do público e a ocupação qualificada do espaço museal.
Comédia na Madrugada
A Comédia na Madrugada promete ser um dos pontos altos da programação, levando humor para dentro do museu, na madrugada de domingo, da 0h às 3h. Com apresentação de Guga Walla, a atividade reúne diferentes estilos e vozes do stand-up comedy baiano, como Matheus Buente, Sullivan Bispo, Magali Soares, Paulo Papel, Hamilton Jr., Pisit Mota, Alan Miranda e do próprio anfitrião.
Curta MAB
A Sala Curta MAB recebe uma programação especial dedicada ao audiovisual, com sessões de animações infantis produzidas pela Escola de Belas Artes da UFBA, ampliando o diálogo do museu com o público infantil. O espaço também exibe o documentário 3 Obás de Xangô, do cineasta baiano Sérgio Machado, e o longa-metragem de animação Meu Tio José, com sessões ao longo do dia e à madrugada.
Durante a Virada, o público poderá ainda visitar as exposições em cartaz no museu, entre elas Beatriz Milhazes: 100 Sóis, da artista carioca de reconhecimento internacional; Tradição e Invenção, A Arte de Presciliano Silva e A Pintura de Manoel Lopes Rodrigues, que integram o acervo do MAB e são apresentadas em releituras alinhadas ao novo conceito expográfico do equipamento; além das mostras Carybé e o Povo da Bahia e Idear: uma imagem que fiz.
Encontros e conversas
A programação inclui, também, conversas e encontros que articulam arte, criação e curadoria, como o bate-papo Conversa: Poéticas da Criação e da Curadoria, com Bené Fonteles e José Eduardo Ferreira Santos, no auditório do Museu, além de Leituras Comentadas sobre a obra de Carybé, realizadas na sala 5.
Com acesso gratuito, a Virada Cultural no MAB integra o projeto Verão na Bahia – Um Estado de Alegria, realizado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (SecultBA) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), reafirmando o compromisso com a valorização das artes, da memória e do patrimônio cultural baiano.
Fonte: Ascom/IPAC
Sensação
Vento
Umidade




