Irmãos de Lençóis se destacam no wrestling nacional e miram Copa Brasil e Sul-Americano
O Circuito Nacional Sul-Sudeste da modalidade aconteceu no Espírito Santo, reunindo a nata do país. Os baianos viajaram com o apoio da Sudesb.
Nascidos e criados em Lençóis, cidade da Chapada Diamantina que encanta o mundo com suas belezas naturais, os irmãos Jhonata da Silva Santos, 18 anos, e Jefferson da Silva Santos, 17, trocaram as trilhas que levam às cachoeiras pelo tatame — e têm se destacado no wrestling, modalidade também conhecida como luta greco-romana.
Únicos representantes da Bahia no Circuito Nacional Sul-Sudeste de Wrestling, realizado no último sábado (19), em Serra (ES), os jovens atletas enfrentaram a elite da modalidade, tradicionalmente concentrada nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A competição reuniu cerca de 300 atletas.
Sem se intimidar com a fama dos adversários, os baianos mostraram garra e muita disposição nas lutas. Jhonata conquistou a medalha de prata na categoria até 55 kg (estilo greco-romano). Já Jefferson, mesmo sem medalhar, destacou-se por ser o único atleta a vencer o campeão geral da categoria livre até 57 kg, o paulista Túlio Santos Duarte — que perdeu apenas uma das quatro lutas que disputou: justamente para o baiano de Lençóis.
Alunos do 3º ano do ensino médio no Centro Educacional Renato Pereira Viana, da rede estadual de ensino, os irmãos integram a categoria Talento Esportivo do programa Bolsa Esporte, política pública do Governo da Bahia. Com o benefício mensal de R$ 800, os jovens investem em alimentação, uniformes e preparação física.
De volta à Bahia, Jhonata e Jefferson visitaram a sede da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego. Renda e Esporte, onde foram recebidos pelo chefe de gabinete, Diogo Rios.
Acompanhados do técnico Glauber Rocha, agradeceram o apoio da autarquia, responsável pelo custeio das passagens aéreas para a competição no Espírito Santo. Durante a visita, compartilharam a experiência vivida e falaram com entusiasmo sobre os próximos desafios: a Copa Brasil e o Campeonato Sul-Americano, ambos programados para outubro, no Rio de Janeiro.
“Voltamos ainda mais empolgados para retomada dos treinos domingo a domingo. Os banhos de cachoeira agora são só nos dias de recuperação”, brincaram os irmãos.
Segundo o técnico Glauber Rocha, a delegação de Lençóis nas próximas competições contará com mais de 15 atletas, todos integrantes do projeto Luta Lençóis.
Fonte: Ascom/Sudesb
Sensação
Vento
Umidade